A cantora Rihanna, cujo nome verdadeiro é Robyn Rihanna Fenty, nasceu em
Saint Michael,
Barbados, no dia 20 de fevereiro de 1988. Ela é a mais velha de três irmãos e vem de origem guiana, barbardiana, irlandesa e africana. Não é à toa que a música de Rihanna é uma mistura de influências como R&B, música caribenha, pop dance e reggae.
Ainda no colegial, Rihanna já havia formado um pequeno grupo musical com mais duas colegas, e já mostrava todo o talento vocal que hoje conhecemos. Aos 15 anos de idade, a garota foi apresentada ao produtor musical Evan Rogers, e a partir dele a carreira de Rihanna começaria.
Com a ajuda de Rogers e de seu sócio, Carl Sturken, a futura cantora gravou algumas músicas, que foram enviadas a
Jay-Z, o então vice-presidente da gravadora Def Jam. O rapper ouviu a demo e encantou-se ainda mais com o carisma de Rihanna após assistir uma apresentação da garota que tinha acabado de ganhar o título de “Miss Combermere”, na escola onde estudava.
Logo depois, em 2005, a cantora grava o CD de estréia, “Music of The Sun”, que continha os primeiros sucessos de Rihanna e também suas primeiras composições gravadas, metade das músicas do álbum foram compostas pela cantora. Os grandes destaques deste disco foram os hits “
Pon De Replay”, “
If It’s Lovin’ That You Want” e “
Let Me”. O disco ficou entre os dez mais vendidos no Canadá e nos Estados Unidos.
Um ano após o lançamento do primeiro, o segundo álbum de Rihanna chega às lojas sob o título “A Girl Like Me” e emplaca sucesso com os singles “
SOS”, primeiro lugar na Billboard Hot 100, “
Unfaithful”, primeiro lugar no Canadá, e “
Break It Off”, eleita uma das 10 melhores novamente na Billboard.
Até então, o trabalho de Rihanna já tinha obtido uma boa repercussão e seu nome era conhecido em vários países. Porém, foi com o próximo álbum, “Good Girl Gone Bad”, que a cantora estourou nas paradas do mundo inteiro e foi sucesso absoluto principalmente com o single “
Umbrella”.
O disco vendeu mais de 900 mil cópias apenas na primeira semana de distribuição. Após “
Umbrella”, que contou com a participação de Jay-Z, Rihanna emplacou um hit atrás do outro, como “
Shut Up and Drive”, “
Don’t Stop The Music” e “
Hate That I Love You”, este último em parceria com
Chris Brown.
Em 2008, Rihanna recebeu o prêmio Grammy com a música “
Umbrella” na categoria Melhor Canção Rap Com Colaboração. No mesmo ano, a cantora lançou uma versão reloaded do seu terceiro álbum junto com um CD e o primeiro DVD ao vivo, contando com a inédita “
Take a Bow”, primeiro single do álbum.
As músicas seguintes deste trabalho foram “
If I Never See Your Face Again”, com
Maroon 5, “
Disturbia” e “
Rehab”, com a participação de
Justin Timberlake, além de “
Live Your Life”, parceria entre Rihanna e o cantor T.I.
Para 2009, o marco é o CD “Dark Angels”, o quarto álbum de músicas inéditas. Os singles deste disco são “
Sexuality”, “
Emergency Room”, com
Akon, e “
Bad Girl”. O trabalho segue a linda do R&B, gênero favorito da cantora, sem deixar de lado o dance tão presente na maior parte dos hits anteriores.